sábado, 27 de maio de 2006

Boletim 139

Torneio Regularidade

A Associação de Judo do Arquipélago dos Açores realizou no dia 27 do corrente mês, no ginásio da Escola Básica 2, 3 dos Arrifes, mais um Torneio Regularidade.
A prova contou com 65 judocas em representação do Judo Clube de Ponta Delgada (32), Clube Operário Desportivo (8), Clube de Judo da Ribeira Grande (6), Clube Judo Escolar da Povoação (7) e Clube Escolar de Desporto da Escola Básica 2,3 dos Arrifes (12).
Classificaram-se os seguintes judocas:

Escalão dos 6 e 7 Anos (Misto)

1ºlug. Milene Sousa(CJEP)
2ºlug. Gonçalo Lopes (JCPD)
3ºlug. Margarida Fortes (JCPD)

Escalão dos 7 Anos (Misto)

1ºlug. José Araújo (JCPD)
2ºlug. Mário Machado (CEDA)
3ºlug. João Cordeiro (CEDA)

Escalão dos 8 Anos

Grupo A (Misto)

1ºlug. José Sousa (JCPD)
2ºlug. Diana Ramos (JCPD)

Grupo B (Masc.)

1ºlug. Bernardo Neves (CJEP)
2ºlug. Rafael Almeida (JCPD)

Escalão dos 9 Anos

Grupo A (Fem.)

1ºlug. Cristina Moniz (CEDA)
2ºlug. Diana Teixeira (COD)
3ºlug. Patrícia Vieira (CJEP)

Grupo B (Masc.)

1ºlug. Júlio Benevides (CEDA)
2ºlug. Miguel Viegas (CJRG)

Grupo C (Masc.)

1ºlug. Rodrigo Ponte (COD)
2ºlug. José Cunha (CEDA)

Grupo D (Masc.)

1ºlug. Gonçalo Almeida (COD)
2ºlug. Miguel Botelho (CEDA)
3ºlug. Vasco Bensaúde (JCPD)

Grupo E (Masc.)

1ºlug. Francisco Santos (JCPD)
2ºlug. Isac Sousa (CJRG)
Escalão dos 10 Anos

Grupo A (Fem.)

1ºlug. Catarina Ramos (JCPD)
2ºlug. Marlene Sousa (CJEP)

Grupo B (Masc.)

1ºlug. Gabriel Nunes (JCPD)
2ºlug. Guilherme Casais (JCPD)
3ºlug. Francisco Nunes (JCPD)

Benjamins

Grupo A (Misto)

1ºlug. Miguel Cabral (CEDA)
2ºlug. Vítor Ponte (CEDA)
3ºlug. Filipa Sebastião (CEDA)

Grupo B (Misto)

1ºlug. Catarina Sousa (JCPD)
2ºlug. Carolina Cordeiro (JCPD)
3ºlug. Miguel Leitão (JCPD)

Iniciados/Juvenis (Fem.)

1ºlug. Andreia Martins (COD)
2ºlug. Marisa Melo (JCPD)
3ºlug. Joana Melo (CJRG)

Iniciados/Juv. I (Masc.)

1ºlug. João Santos (JCPD)
2ºlug. Simão Cabral (JCPD)
3ºlug. Pedro Cardoso (JCPD)

Escalão Esperanças/Juvenis II (Masc.)

Grupo A (Masc.)

1ºlug. Sérgio Cabral (COD)
2ºlug. Manuel Medeiros (JCPD)
2ºlug. José Wallenstein (JCPD)
2ºlug. Bruno Almeida (COD)

Grupo B (Masc.)

1ºlug. Diogo Araújo (JCPD)
2ºlug. Hugo Sousa (CEDA)

quarta-feira, 17 de maio de 2006

Boletim 138

Miguel Medeiros no Torneio de Lyon



A Federação Francesa de Judo leva a efeito, nos dias 20 e 21 de Maio, o Torneio Internacional de Lyon para Juniores da União Europeia de Judo a ter lugar em Lyon, França.
O judoca do Judo Clube de Ponta Delgada, Miguel Medeiros, participa no referido torneio, na categoria de -81Kg, integrado na comitiva da selecção da Federação Portuguesa de Judo.

Torneio Regularidade nos Arrifes

Realizar-se-á a 27 de Maio, a partir das 14h, no ginásio da Escola Básica 2, 3 dos Arrifes, mais um Torneio Regularidade.
A organização da prova é da responsabilidade da Associação de Judo do Arquipélago dos Açores e destina-se a todos os judocas, inscritos na referida associação

segunda-feira, 15 de maio de 2006

Nacional de Juvenis



Ricardo Medeiros do JCPD sobe ao Pódio no Nacional de Juvenis

A Federação Portuguesa de Judo levou a efeito no dia 13, do corrente mês, em Coimbra, os Campeonatos Nacionais de Juvenis Femininos e Juvenis II Masculinos. Estiveram em prova Judocas do Judo Clube de Ponta Delgada e do Clube de Judo da Ribeira Grande, oriundos da Associação de Judo do Arquipélago dos Açores, cujos nomes são:

Juvenis II

• Henrique Cabral (JCPD) -42Kg
• Ricardo Medeiros (JCPD) -42Kg
• José Wallenstein (JCPD) -50Kg
• Manuel Medeiros (JCPD) -50Kg
• Diogo Araújo (JCPD) -60Kg
• Filipe Cordeiro (JCPD) -73Kg

Juvenis Femininos

• Joana Melo (CJRG) -40Kg
• Filipa Oliveira (JCPD) -42Kg

O judoca micaelense, Ricardo Medeiros, do Judo Clube de Ponta Delgada, alcançou o 3ºlugar do pódio na categoria de -42Kg. Para atingir tal resultado este judoca venceu a sua poule (grupo) ao ganhar os dois combates disputados por Ippon (vantagem máxima). No combate que daria acesso à final foi derrotado por igual margem, ou seja, por Ippon. Nesta participação, merece realce o honroso 5ºlugar de Diogo Araújo na categoria de -60Kg onde competiram 21 judocas. Este judoca, do Judo Clube de Ponta Delgada, venceu os primeiros dois combates por Ippon. No terceiro embate que daria acesso à final perdeu pela mesma vantagem, Ippon. Na disputa do último lugar do pódio foi batido por Wazari. De igual modo ficaram à beira do pódio mais dois judocas do Judo Clube de Ponta Delgada, na categoria de -50Kg. Foram eles Manuel Medeiros e José Wallenstein que também alcançaram um honroso 5ºlugar.

Embora sem brilhantismos os judocas oriundos da Associação de Judo dos Açores, de um modo geral, deram boas indicações para o futuro.

Judolândia

...
Judolândia é a página José António Marques da Costa Ferreira que de modo particularmente feliz resumiu a história do Judo em Portugal a partir de obra colectiva de José Costa Branco, David Monge da Silva, Fernando Costa Matos e Fausto Martins de Carvalho que, em 1983 editaram, pela Centelha, uma utilíssima obra de referência sobre a nossa modalidade.
Em «fascículos», por assim ser de leitura mais agradável e interessante, transcrevemos a referida história sucinta do Judo em Portugal por José António Costa Ferreira.
...


O INÍCIO
«O desenvolvimento do Judo em Portugal tem algumas semelhanças com o início do Judo no Japão, na medida em que, ambos passaram pelo "Ju-Jitsu”. Assim os primeiros contactos com a modalidade, ainda sob a forma de "Ju-Jitsu”, datam do primeiro quartel deste século.
Hirano, o primeiro professor japonês de jiu-jitsu que se estabeleceu em Portugal, foi o precursor da modalidade. Veio a falecer na praia de Santa Cruz, perto de Torres Vedras. Seguiram-se-lhe Sada Kasu Uyenishi (também conhecido por Raku), acompanhado por Deku, Taki e Yuki Tani que efectuaram demonstrações e combates em Lisboa e Porto. Por essa altura também estiveram entre nós Yamaguchi, Magiro e Hayashi.
Entretanto, a Polícia de Segurança do Porto, por iniciativa do seu comandante Coronel Namorado de Aguiar e de outro oficial da mesma corporação o Tem. Alberto Cruz, incluiu a prática do Ju-Jitsu nos programas dos cursos dos seus agentes. A instrução estava a cargo de Armando Gonçalves. Decorria então o ano de 1936. Armando Gonçalves publicou alguns livros dos quais citamos: «A Defesa na Rua», lª edição, 1914, Porto; «0 Fraco Vence o Forte», 1ª edição, 1941, Livraria Simões Lopes.
Mais tarde surge A Academia de Budo, sala pertencente a António Correia Pereira, em funcionamento desde 1946, e que foi um dos primeiros “clubes” em Lisboa.
António Correia Pereira foi o editor da primeira revista sobre Judo Kodokan publicada em Portugal, da qual apenas saíram nove números. Sob o pseudónimo de Minero publicou o livro intitulado «A Essência do Judo». Foi o primeiro cinto negro português inscrito no Kodokan, porém por nunca ter estado ligado à Federação Portuguesa de Judo a sua graduação não é reconhecida por aquela entidade.

Em 1955 vem para Lisboa o francês Decruet, 1º Kyu e mestre de armas, iniciando o seu trabalho na Polícia Militar e em Mafra. Ainda neste ano vem para Lisboa, integrando-se no corpo docente do Liceu Francês Charles Lepierre, Henri Bouchend'Homme - professor de Educação Física e 1º Dan. Henri Bouchend’ Homme vendo que não se praticava Judo em Lisboa começou a leccionar no Lisboa Ginásio.
De entre os seus diversos alunos podem-se evocar os nomes do Engº Carlos Oliveira, Arqtº João Matoso, Dr. Nuno Ribeiro, Edmundo Sousa Pires e Armando Gonçalves Cardoso.
Quase na mesma altura chega a Lisboa Antony Striker (Suíço) 1º Dan, o qual abre uma sala no Largo do Intendente, onde despontaram para o Judo, entre outros, Afonso Maia de Loureiro, Vasco de Sousa e José Manuel Bastos Nunes.»

...
posted by João Nuno Almeida e Sousa

domingo, 14 de maio de 2006

Boletim Nº136

Nuno Carvalho Brilha no Torneio FPJ

Teve lugar em Coimbra, no último Domingo, o Torneio Federação Portuguesa de Judo, para seniores.
A organização do referido torneio foi da responsabilidade da Federação Portuguesa de Judo.

Competiram no Torneio FPJ judocas do Judo Clube de Ponta Delgada, Clube Operário Desportivo e do Clube de Judo Escolar da Povoação.
Os seus nomes são:

· Ana Barbosa (JCPD) -52Kg
· Bianca Sousa (CJEP) -57Kg
· Cristina Ponte (CJEP) +70Kg
· Nuno Carvalho (JCPD) -60Kg
· Paulo Ferreira (JCPD) -60Kg
· Jorge Baginha (JCPD) -66Kg
· Luís Barbosa (JCPD) -66Kg
· Pedro Borges (JCPD) -66Kg
· Fábio Lopes (COD) -73Kg
· Miguel Medeiros (JCPD) -81Kg


O judoca do Judo Clube de Ponta Delgada, Nuno Carvalho, obteve com todo o mérito um excelente 1ºlugar, na categoria de -60Kg.
Nuno Carvalho na sua “caminhada” rumo ao pódio venceu por Ippon (vantagem máxima) os cinco combates que teve que disputar. A final foi ganha ao Brasileiro, Nelson Santos.

Merece, também, destaque o 2ºlugar na catg. -63Kg da judoca da Povoação, Bianca Sousa, que após vencer a sua poule (grupo), ao ganhar os dois combates realizados um por Ippon e o outro por Yuko, venceu a meia-final por Yuko. Na final, Bianca, não teve a estrelinha da sorte pelo seu lado perdendo por Ippon.

Ana Barbosa, do Judo Clube de Ponta Delgada, alcançou de igual modo o pódio ao ficar em 3ºlugar na catg. de -57Kg.

Quanto aos restantes judocas micaelenses, presentes no Torneio FPJ, tiveram uma participação positiva sem contudo alcançar o pódio. Registe-se que muitos deles estão no seu primeiro ou segundo ano dos três anos de júnior, pelo que o seu principal objectivo nesta participação foi ganharem rodagem com vista a futuros eventos.

O Torneio FPJ é uma das principais provas do calendário desportivo da Federação Portuguesa de Judo.

quinta-feira, 11 de maio de 2006

Comitiva dos judocas do JCPD ao Nacional de Juvenis


Da esquerda para a direita, Ricardo Medeiros, José Wallenstein, Filipa Oliveira, Diogo Araújo, Manuel Medeiros e Henrique Cabral.

quarta-feira, 10 de maio de 2006

Novos Links

JudoPhotos e Real Judo são novos links que estão já disponíveis na respectiva barra lateral.

...oooops !

...

...
Miresmaeili IRI projectandi Nakamura JPN nos J.O. de Sidney 2006...

INOUE

...

...
INOUE Kosei, titular de um dos melhores e mais poderosos Uchimata´s da Galáxia. A foto capta o momento em que INOUE projecta o Canadiano Gill Nicolas ganhando assim o Ouro nos Jogos Olímpicos de 2000 em Sidney.
...
Para mais fotos do evento clique AQUI
...
posted by João Nuno Almeida e Sousa

segunda-feira, 8 de maio de 2006

Boletim nº 135

Judocas do JCPD no Campeonato Nacional Juvenis II Masculinos e Juvenis Femininos

A Federação Portuguesa de Judo leva a efeito no dia 13 do corrente mês, em Coimbra, os Campeonatos Nacionais de Juvenis Femininos e Juvenis II Masculinos.

Estarão em prova Judocas do Judo Clube de Ponta Delgada e do Clube de Judo da Ribeira Grande, oriundos da Associação de Judo do Arquipélago dos Açores, cujos nomes são:

Juvenis II

· Henrique Cabral (JCPD) -42Kg
· Ricardo Medeiros (JCPD) -42Kg
· José Wallenstein (JCPD) -50Kg
· Manuel Medeiros (JCPD) -50Kg
· Diogo Araújo (JCPD) -60Kg
· Filipe Cordeiro (JCPD) -66Kg

Juvenis Femininos


· Joana Melo (CJRG) -40Kg
· Filipa Oliveira (JCPD) -42Kg

JCPD participa no Torneio FPJ

Irá ter lugar em Coimbra no dia 14 de Maio do corrente ano o Torneio Federação Portuguesa de Judo, para seniores.
A organização do referido torneio é da responsabilidade da Federação Portuguesa de Judo.
Irão competir no Torneio FPJ judocas do Judo Clube de Ponta Delgada, Clube Operário Desportivo e do Clube de Judo Escolar da Povoação.
Os seus nomes são:

· Ana Barbosa (JCPD) -52Kg
· Bianca Sousa (CJEP) -57Kg
· Cristina Ponte (CJEP) +70Kg
· Nuno Carvalho (JCPD) -60Kg
· Paulo Ferreira (JCPD) -60Kg
· Jorge Baginha (JCPD) -66Kg
· Luis Barbosa (JCPD) -66Kg
· Pedro Borges (JCPD) -66Kg
· Fábio Lopes (COD) -73Kg
· Miguel Medeiros (JCPD) -81Kg

Arbitragem Nacional

Os árbitros da Associação de Judo Arquipélago dos Açores Paulo Canto e Castro e Marco Moreira irão arbitrar nos Campeonatos Nacionais de Juvenis e no Torneio FPJ, esta última prova irá contar com a participação do árbitro continental Luís Paz, estes torneios terão lugar em Coimbra, no próximo fim-de-semana.