terça-feira, 25 de setembro de 2007

Boletim 269

Nuno Carvalho na Taça do Mundo

A Federação Holandesa de Judo leva a efeito, de 28 a 30 de Setembro, a Taça do Mundo “Super A” de Roterdão.
Todas as provas de nível “A” e “Super A” que irão realizar-se até Abril de 2008 dão pontos para o ranking Europeu que qualifica os judocas do velho continente para os Jogos Olímpicos de Pequim.

Nuno Carvalho, do Judo Clube de Ponta Delgada, irá participar na categoria de -60Kg.

A selecção Nacional, também irá estar presente com os seguintes judocas:

Femininos

· Ana Hormigo (AJCB) -48Kg
· Ana Cachola (JCA) -70Kg
· Yahima Ramirez (CPRM) -78Kg

Masculinos

· João Cardoso (SAD) -60Kg
· Pedro Dias (SAD) -60Kg
· João Pina (ULHT) -73Kg
· Diogo Lima (LGC) -81Kg
· Hugo Lima (LGC) -90Kg
· Renato Morais (CCDP) -90Kg

Após a sua participação que ocorrerá no dia 28, Nuno Carvalho regressará a Lisboa onde irá competir, a 30 do corrente mês, no Torneio FPJ.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Boletim 268

Judocas da AJAA no Torneio FPJ

A Federação Portuguesa de Judo leva a efeito, a 30 de Setembro, no tapete do Centro Desportivo Universitário de Lisboa, o Torneio Federação Portuguesa de Judo, para Seniores.
Da Associação de Judo do Arquipélago dos Açores irão participar judocas do Judo Clube de Ponta Delgada, do Judo Clube de São Jorge e do Clube Operário Desportivo.

Os seus nomes são:

• Ana Barbosa (JCPD) -57Kg
• Fausto Amaral (COD) -60Kg
• Nuno Carvalho (JCPD) -60Kg
• Paulo Ferreira (JCPD) -60Kg
• Jorge Baginha (JCPD) -60Kg
• Issac Freitas (JCSJ) -66Kg
• Pedro Lopes (JCPD) -66Kg
• Luis Barbosa (JCPD) -73Kg
• Pedro Borges (JCPD) -73Kg
• Miguel Medeiros (JCPD) -81Kg
• Osvaldo Sousa (JCPD) -81Kg
• Pedro Medeiros (JCPD) -81Kg
• João Raposo (JCPD) -90Kg
• Tiago Rodrigues (COD) -90Kg
• Michael Chaves (JCSJ) +90Kg

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Boletim 267

Miguel Medeiros convocado para o Campeonato da Europa

União Europeia de Judo leva a efeito, entre os dias 5 e 7 de Outubro, o Campeonato da Europa de Juniores, a ter lugar em Praga na República Checa.
O judoca Açoriano Miguel Medeiros, do Judo Clube de Ponta Delgada, fruto dos bons resultados desportivos, alcançados na presente época desportiva, ao serviço da Selecção Nacional, nomeadamente o 5º lugar no Torneio Internacional de Paks – Hungria e no Torneio Internacional de Viena - Austria, conduziram à sua escolha para integrar a Selecção Portuguesa de Judo que irá competir com os melhores judocas da Europa.
Miguel Medeiros irá competir na categoria de -81Kg.

A selecção Nacional será composta pelos seguintes judocas:

Masculinos

• André Rosa (UHLT) -60Kg
• Daniel Costa (OSJ) -66Kg
• André Alves (CDA) -73Kg
• Miguel Medeiros (JCPD) -81Kg

Femininos

• Leandra Freitas (CNF) -48Kg
• Ana Sousa (ACM TN) -52Kg
• Ana P. Vicente (AAC) -57Kg

Boletim 266

Treinadores de Judo de São Miguel em Acção de Formação

A Associação Nacional de Treinadores de Judo, dando cumprimento ao seu Plano de Actividades, leva a efeito de 21 a 23 de Setembro em Coimbra o XII CLINIC – Acção de Formação para Treinadores, como forma de valorização dos Treinadores de Judo.

O Formador principal será o Espanhol Juan Carlos González Purriños – 6ºDAN, Técnico do Conselho Superior de Desportos e Director Desportivo da Federação Galega de Judo. Exerce, ainda, o cargo de Treinador Nacional da Equipa Masculina de Esperanças da Real Federação de Judo.

Serão ainda prelectores na referida acção de formação:

- Prof. Luís Monteiro Mestre em Desporto pela FMH, Director de Alta
competição da Federação Portuguesa de Judo e docente na Universidade Lusófona;
- Prof. Rui Veloso, Treinador Nacional de Esperanças da Federação Portuguesa de Judo;
- Prof. José Robalo, Director do Departamento de Formação da Federação Portuguesa de Judo.

A escolha dos prelectores para o XII CLINIC, bem como das comunicações foi direccionada para as “questões” relacionadas com a formação do jovem desportista: quais as preocupações físicas, técnico-tácticas, psicológicas e contextuais para um futuro percurso desportivo de excelência.

Da Associação de judo do Arquipélago dos Açores estarão presentes treinadores do Clube Operário Desportivo, Nuno Vital, do Clube Desportivo Escolar da Escola básica 2,3, dos ARRIFES, António Pacheco e Tiago Melo, e do Clube de Judo da Ribeira Grande, Paulo Pinheiro.

Boletim 265

Miguel Medeiros e Tiago Rodrigues em Estágio da Selecção Nacional

A Federação Portuguesa de Judo leva a efeito, de 21 a 23 de Setembro, o Estágio de Preparação Especifica para o Campeonato da Europa de Juniores.
Os judocas Miguel Medeiros do Judo Clube de Ponta Delgada e Tiago Rodrigues do Judo Clube de São Jorge foram dois dos judocas convocados para o efeito pela FPJ.
O estágio irá decorrer no tapete do Estádio Municipal da Cidade de Coimbra e será orientado pelos treinadores nacionais responsáveis pelo escalão.

Boletim 264

Judocas Açorianos em Estágio Nacional de Competição

A Federação Portuguesa de Judo leva a efeito, de 10 a 13 de Setembro, o Estágio Nacional de Competição para Esperanças.

Foram seleccionados pela Federação Portuguesa de Judo para participar no referido estágio os seguintes judocas do Judo Clube de Ponta Delgada, do Judo Clube de São Jorge, do Clube de Judo da Ribeira Grande e do Clube Escolar de Desporto da Escola Básica 2, 3 dos Arrifes:

• Carolina Teves (CJRG)
• André Soares (JCSJ)
• Hugo Sousa (CEDA)
• Nuno Paiva (JCPD)
• Tomás Amaral (CEDA)

O estágio irá decorrer no tapete do Pavilhão Multidesportos de Coimbra e será orientado pelos treinadores nacionais responsáveis pelo escalão.

domingo, 16 de setembro de 2007

Newsletter FPJ

MUNDIAL SENIORES RIO DE JANEIRO

TELMA MONTEIRO CONQUISTA PRATA
~

Telma Monteiro conquistou esta madrugada a medalha de prata, a melhor classificação portuguesa de sempre num mundial, garantindo a sua presença nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Telma Monteiro começou por vencer a bielorussa Maryna Zharskaya por wasari, seguindo-se a argelina Soraya Haddad por yuko, depois a tunisina Hajer Barhoumi por wasari. Nos quartos-de-final, defrontou-se com a austríaca Fabiane Hukuda, tendo ganho por yuko. Nas meias-finais combateu com a brasileira Erika Miranda a jogar em casa, qualificando-se para a final com a chinesa Junjie Shi. A atleta portuguesa esteve muito perto da medalha de ouro, mas a menos de dois minutos do final do combate contra a chinesa, acabou por perder por uma vantagem mínima, koka.

Este é o melhor resultado de sempre do judo português, depois de cinco medalhas de bronze em Mundiais, das quais uma de Telma Monteiro, há dois anos no Egipto, e uma em Jogos Olímpicos.

Joana Ramos na categoria -57 Kg, perdeu na segunda ronda, depois de ter ficado isenta da primeira, frente à alemã Yvonne Boenisch.

Os atletas masculinos em prova neste 3º dia, Pedro Dias na categoria -66Kg e João Pina na categoria -73Kg, não conseguiram classificar-se apesar de bons combates.

Pedro Dias venceu por wasari o venezuelano Ludwing Ortiz, tendo sido depois derrotado por ippon ao combater com o iraniano Arash Miresmaeili, bicampeão do mundo. Na repescagem, Pedro Dias ainda venceu por ippon o costa-rinquenho Osman Murillo, mas não conseguiu derrotar o turco Hasan Yilmaz no ponto de ouro.

João Pina começou muito bem ao vencer 2 combates por ippon. Primeiro frente ao moçambicano Ezquiel Matavele em apenas 22 segundos e, depois com o italiano Francesco Bruyere. Mas no terceiro combate com o atleta Shokir Muminov do Uzbequistão, quando João Pina estava a ganhar por três vantagens de yuko, foi projectado por ippon. Mumimov acabou por ser eliminado passadas duas rondas, não permitindo a João Pina ser repescado.

Hoje, domingo, 16, último dia do mundial entram em competição dois atletas lusos:

- Ana Hormigo na categoria -48Kg;

- João Cardoso na categoria -60Kg;

As provas terão início às 11 horas locais e as finais começam às 20h45, 00h45 em Portugal.

A RTP2 emiti hoje à tarde, entre as 17h30 e as 18h45, mais resumos das finais do Campeonato do Mundo de Judo.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Newsletter FPJ

MUNDIAL SENIORES RIO DE JANEIRO

RESULTADOS 1º DIA - YAHIMA RAMIREZ EM 9º LUGAR


O Campeonato do Mundo iniciou-se ontem, 13 de Setembro, com a participação da atleta nacional Yahima Ramirez, na categoria -78Kg, a conseguir uma honrosa classificação em 9º lugar.

A atleta cubana naturalizada portuguesa, venceu o primeiro combate por yuko com a argelina Souheir Madani, sendo depois derrotada por shido frente à coreana Gyeong Mi Jeong, medalha de Bronze neste mundial.

Na repescagem, Yahima Ramirez ganhou por yuko a venezuelana Keivi Pinto, mas não conseguiu vencer a campeã da Europa, a francesa Stephani Possamai, que acabou por arrecadar também o Bronze.

Yahima Ramirez participa pela primeira vez num mundial e apesar de ter começado a treinar recentemente na selecção nacional e de ter tido uma lesão no estágio no Algarve, conseguiu cumprir os objectivos ao classificar-se em 9º lugar, numa categoria com 32 atletas em competição.

Hoje, sexta-feira, dia 14, entram em competição dois atletas lusos: Ana Cachola na categoria -70Kg e João Neto na categoria -81Kg.

As provas terão início às 11 horas locais, 15 horas em Portugal.

A RTP2 irá emitir este fim-de-semana resumos do Campeonato do Mundo de Judo:

Sábado, 15 Setembro: 15h30 - 17h00

Domingo, 16 Setembro: 16h30 - 17h45

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

SELECÇÃO NACIONAL NO CAMPEONATO DO MUNDO DO BRASIL

Selecção Nacional no Campeonato do Mundo do Brasil
13 a 16 de Setembro


A Selecção Nacional de Seniores já se encontra no Rio de Janeiro, em preparação no Arena Olímpica, para o Mundial, que se inicia na próxima quinta-feira, dia 13 de Setembro, e decorre até domingo, dia 16 de Setembro.

Nove atletas acompanhados pelos treinadores António Matias e Michel Almeida, o médico Jacob Friscknecht, o fisioterapeuta Carlos Matos, o Presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ), António Lopes Aleixo, o Vice-Presidente da FPJ, Frederico Salgado, e o responsável pela Alta Competição, Prof. Luís Monteiro, constituem a delegação portuguesa no Brasil.

O Campeonato do Mundo no Rio de Janeiro será o mais competitivo de sempre, com 700 atletas inscritos de 140 países, batendo o recorde em participação.

Esta competitividade é acrescida pelo facto de os atletas que se classificarem até ao 5º lugar serem apurados directamente aos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

As provas terão início às 10.00 locais e as finais começam às 20.00, 16.00 em Portugal.

A equipa está instalada no Hotel Intercontinental, localizado no bairro residencial de São Conrado.

Programa dos Atletas Nacionais em Competição

Quinta-feira, 13 de Setembro

Categoria
Nome
Clube

- 78 kg
Yahima Ramirez
Casa do Povo de Rio Maior (CPRM)

Sexta-feira, 14 de Setembro

Categoria
Nome
Clube

- 70 kg
Ana Cachola
Judo Clube do Algarve (JCA)

- 81 kg
João Neto
Associação Cristã da Mocidade de Torres Novas (ACM-TN)

Sábado, 15 de Setembro

Categoria
Nome
Clube

- 52 kg
Telma Monteiro
CCD Construções Norte Sul (CCD-CNS)

- 57 kg
Joana Ramos
Associação Cristã da Mocidade de Torres Novas (ACM-TN)

- 66 kg
Pedro Dias
Sport Algés e Dafundo (SAD)

- 73 kg
João Pina
Universidade Lusófona Humanidades e Tecnologias (ULHT)

Domingo, 16 de Setembro

Categoria
Nome
Clube

- 48 kg
Ana Hormigo
Academia Judo Castelo Branco (AJCB)

- 60 kg
João Cardoso
Sport Algés e Dafundo (SAD)

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Newsletter FPJ

APRESENTAÇÃO DA SELECÇÃO NACIONAL DE JUDO PARA O CAMPEONATO DO MUNDO NO BRASIL 13 A 16 DE SETEMBRO - RIO DE JANEIRO

A Federação Portuguesa de Judo apresentou hoje em conferência de imprensa a Selecção Nacional que irá ao Campeonato Mundial no Rio de Janeiro, de 13 a 16 de Setembro.

5 atletas femininas e 4 atletas masculinos orientados pelos treinadores nacionais, António Matias e Michel Almeida, irão disputar o campeonato mais competitivo de sempre, com mais de 700 atletas inscritos de cerca de 140 países.

Este campeonato dará apuramento directo aos Jogos Olímpicos Pequim 2008 aos atletas que se classificarem até ao 5º lugar inclusive.

Ana Hormigo (-48Kg), Telma Monteiro (-52Kg), Joana Ramos (-57Kg), Ana Cachola (-70Kg) e Yahima Ramirez (-78Kg) são as atletas femininas seleccionadas para a prova.

A equipa masculina conta com os atletas João Cardoso (-60Kg), Pedro Dias (-66Kg), João Pina (-73Kg) e João Neto (-81 Kg).

A delegação portuguesa é constituída também pelo presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ), António Lopes Aleixo, o Vice-Presidente da FPJ, Frederico Salgado e o responsável pela alta competição, Profº Luís Monteiro.

A equipa parte no próximo domingo, 9 de Setembro, e regressa na madrugada de dia 18 de Setembro.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Judo Clube Ponta Delgada com Inscrições Abertas

Judo Clube Ponta Delgada com Inscrições Abertas

Estão abertas inscrições para a prática do Judo - época desportiva 2007/2008. Os interessados deverão dirigir-se às instalações do Judo Clube Ponta Delgada, sito à Rua da Juventude (junto ao Parque Atlântico) nos dias úteis a partir das 14h00m.
Poderão inscrever-se potenciais judocas com 6 ou mais anos de idade.