quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Judo - Modalidade com mais Campeões Nacionais

O Judo iniciou-se nos açores em 1961, embora de forma não regular, com o prof. Fernando Costa Matos. A partir de 1968, com a vinda de Sensei Masatoshi Ohi, o Judo passa a ser praticado de forma regular, inicialmente uma secção do Clube Naval de Ponta Delgada.
    Primeiros treinos com Sensei Ohi, reparem na qualidade do tatami...(é uma lona esticada, sobre cartão e tapetes fabricados artesanalmente.)
                                   
A partir de 1972 o Judo ganha a sua autonomia e em 1974 é criado o Judo Clube de Ponta Delgada.

Sensei Masatoshi Ohi, com o seu dinamismo, a colaboração dos seus alunos mais velhos e o apoio da Direcção Geral dos Depósitos, extende a prática do Judo a vários locais da ilha de S. Miguel, Ribeira Grande, Lagoa, Água de Pau, Furnas, Fajã de Cima, Escola Preparatória Robertos Ivens, bem como a outras ilhas dos Açores, nomeadamente Terceira, Faial, Pico e Santa Maria, surgindo, mais tarde, também na ilha de S. Jorge.

Em 1976, é criado a Associação de Judo do Arquipélago dos Açores, fruto da reorganização do movimento desportivo nacional, ficando as Associações distritais e regionais com a incumbência de organizar a modalidade nas suas àreas territoriais.


Os primeiros Açorianos a obterem Classificações em provas nacionais, foram os atletas do Judo, em 1970, sendo eles , Luís Cunha, Fernando Goyanes e Duarte Feijó, vice campeões nacionais nas suas categorias de peso, feito nunca antes alcançado por nenhuma modalidade praticada nos Açores

            da esquerda para a direita, Sensei Ohi, Duarte Feijó, Luís Cunha e Fernando Goyanes

Com o incremento das cargas de treinos e maior número de atletas, em 1974 surge o primeiro campeão nacional, Francisco Azevedo, no escalão de Esperanças (15/16anos).

                                                Francisco Azevedo 1º campeão nacional

Em 1976, António Tomé de Medeiros, também campeão nacional é o primeiro açoriano, com prática desportiva na região, a representar a selecção nacional de judo, em Strasburg.


Desde então o Judo açoriano tem vindo sempre a melhorar as suas classficações a nível nacional e internacional, sempre com atletas formados nestas ilhas.

A modalidade tem todos os anos mais do que um campeão nacional, desde o escalão de Juvenisl, primeiro escalão em que há campeonatos nacionais, até ao escalão de seniores.

No curriculum de classificações do judo, dos clubes de S. Miguel e S. Jorge, temos 171 primeiros classificados, 182 segundos classificados e 326 terceiros classificados, em campeonatos nacionais e internacionais, para além de uma centena de 5º lugares.

Não há dúvida que a modalidade, em termos de resultados, é a modalidade com mais qualidade dos Açores.


Atletas da região têm conseguido representar Portugal nas provas mais importantes do calendário internacional, campeonatosa da Europa e do Mundo, faltando apenas uma representação nos jogos Olímipcos, tarefa nada fácil, mas que não é impossível de se conseguir, bastando ser um dos 32 melhores do ranking mundial de cada categoria de peso, o que se consegue com um maior investimento em provas do calendário internacional e muito treino, coisa que os nossos atletas estão habituados.
 
                 Equipa portuguesa em estágio na Japão, Nuno Carvalho, em baixo, direita  
 
Alguns dos nossos melhores atletas, Jorge Baginha, André Soares, Nuno Carvalho, Miguel Medeiros e João Raposo

Sem comentários: