domingo, 16 de setembro de 2007

Newsletter FPJ

MUNDIAL SENIORES RIO DE JANEIRO

TELMA MONTEIRO CONQUISTA PRATA
~

Telma Monteiro conquistou esta madrugada a medalha de prata, a melhor classificação portuguesa de sempre num mundial, garantindo a sua presença nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Telma Monteiro começou por vencer a bielorussa Maryna Zharskaya por wasari, seguindo-se a argelina Soraya Haddad por yuko, depois a tunisina Hajer Barhoumi por wasari. Nos quartos-de-final, defrontou-se com a austríaca Fabiane Hukuda, tendo ganho por yuko. Nas meias-finais combateu com a brasileira Erika Miranda a jogar em casa, qualificando-se para a final com a chinesa Junjie Shi. A atleta portuguesa esteve muito perto da medalha de ouro, mas a menos de dois minutos do final do combate contra a chinesa, acabou por perder por uma vantagem mínima, koka.

Este é o melhor resultado de sempre do judo português, depois de cinco medalhas de bronze em Mundiais, das quais uma de Telma Monteiro, há dois anos no Egipto, e uma em Jogos Olímpicos.

Joana Ramos na categoria -57 Kg, perdeu na segunda ronda, depois de ter ficado isenta da primeira, frente à alemã Yvonne Boenisch.

Os atletas masculinos em prova neste 3º dia, Pedro Dias na categoria -66Kg e João Pina na categoria -73Kg, não conseguiram classificar-se apesar de bons combates.

Pedro Dias venceu por wasari o venezuelano Ludwing Ortiz, tendo sido depois derrotado por ippon ao combater com o iraniano Arash Miresmaeili, bicampeão do mundo. Na repescagem, Pedro Dias ainda venceu por ippon o costa-rinquenho Osman Murillo, mas não conseguiu derrotar o turco Hasan Yilmaz no ponto de ouro.

João Pina começou muito bem ao vencer 2 combates por ippon. Primeiro frente ao moçambicano Ezquiel Matavele em apenas 22 segundos e, depois com o italiano Francesco Bruyere. Mas no terceiro combate com o atleta Shokir Muminov do Uzbequistão, quando João Pina estava a ganhar por três vantagens de yuko, foi projectado por ippon. Mumimov acabou por ser eliminado passadas duas rondas, não permitindo a João Pina ser repescado.

Hoje, domingo, 16, último dia do mundial entram em competição dois atletas lusos:

- Ana Hormigo na categoria -48Kg;

- João Cardoso na categoria -60Kg;

As provas terão início às 11 horas locais e as finais começam às 20h45, 00h45 em Portugal.

A RTP2 emiti hoje à tarde, entre as 17h30 e as 18h45, mais resumos das finais do Campeonato do Mundo de Judo.

Sem comentários: