sexta-feira, 1 de junho de 2007

Boletim 235

Judo Honra os Açores nos Jogos das Ilhas

Decorreu de 21 a 26 de Maio na Córsega a XI edição dos Jogos das Ilhas.
Os Açores tal como em anteriores edições competiram na modalidade de Judo.
Na competição por equipas os Açores alcançaram um 2º e um 5º lugar, nos femininos e nos masculinos, respectivamente.
Na competição feminina, por equipas, os Açores chegaram à final invictos ao vencerem quer a Sardenha quer as Canárias por 3-2. Na discussão do título a selecção anfitriã foi mais forte e venceu os Açores por 4-1. Estiveram em competição 9 equipas.
A Selecção masculina dos Açores quedou-se por um lugar de honra entre as 11 equipas que estiveram em prova. No seu primeiro confronto os Açorianos venceram Mayote por 5-0 sendo de seguida derrotados por Guadalupe, a selecção que saiu vencedora desta prova, ao perderem por 3-2. Na repescagem defrontaram e venceram o Chipre por 4-1 e na disputa do 3º lugar com a Sicília perderam por 3-1.

As classificações por equipas foram as seguintes:

Femininos

1ºlug. Córsega
2ºlug. Açores
3ºlug. Canárias
3ºlug. Sicília

Masculinos

1ºlug. Guadalupe
2ºlug. Martinica
3ºlug. Corsega
3ºlug. Sicília
5ºlug. Açores
5ºlug. Canárias

Na competição individual houve um brilhante 1ºlugar na categoria de +73Kg alcançado por Nuno Paiva e um não menos brilhante 2ºlugar na categoria de -52Kg obtido por Bruna Borges.
É igualmente digno de registo o 3ºlugar do pódio conquistado por Carolina Teves e Pedro Almeida, nas categorias de -48Kg, e -73Kg respectivamente.
Embora sem direito a medalha os Açores tiveram judocas em lugares de honra por via do 5ºlugar, na categoria de -55Kg por André Soares, na categoria de -60Kg por Francisco Lopes e na categoria de -63Kg por Joana Pinheiro.

O Judoca Açoriano, Nuno Paiva, na sua ascensão ao título venceu por Ippon (vantagem máxima) os judocas Arnaud Rocha de Cabo Verde e Julien Talineau da Córsega. Na final Nuno Paiva triunfou sobre o judoca da Sardenha, Carlo Ventroni, com a vantagem de yuko.
Estiveram a disputar a categoria de +73Kg nove judocas.

A judoca Açoriana melhor classificada, Bruna Borges, só conheceu o sabor da derrota ao ser derrotada na final por Yakeline Freitas da Madeira por Ippon. Para chegar à final Bruna Borges defrontou e venceu por Ippon as judocas Hernandez Perez das Canárias e Stessy Carel da Martinica. Esta categoria de peso contou com nove judocas.
A outra judoca dos Açores a subir ao pódio, Carolina Teves, começou a prova da pior maneira ao ser derrotada pela judoca das Canárias Noemi Dorta por Yuko, ficando deste modo arredada da final. Na repescagem para disputa do 3ºlugar do pódio venceu os restantes combates com as judocas Antuya Ismael de Mayote e Valeria Chines da Sicília. A prova contou com oito judocas em -48Kg.
O judoca, Pedro Almeida, tal como Carolina, perdeu o primeiro confronto por Ippon com Daniel Dominguez das Canárias, finalista derrotado da categoria de -73Kg. Na repescagem para a disputa do 3ºlugar Pedro redimiu-se e venceu os combates que teve que disputar com Moussa Abdou de Mayote, Túlio Gonçalves da Madeira e Rosário Casi da Sicília. Competiram nesta categoria de peso dez judocas.

A selecção feminina dos Açores foi composta por:
· Carolina Teves (CJRG) -48Kg
· Bruna Borges (CJPV) -52Kg
· Cláudia Medeiros(Reg.)-57Kg
· Joana Pinheiro (CJPV) -63Kg
· Andreia Dias (CJPV) +63Kg

Sem comentários: